O Inglês que o Mundo Fala

        Você já pensou como seria legal se o inglês ensinado nas escolas refletisse o que realmente é falado no mundo? Se os professores tivessem um recurso que os mantivessem atualizados sobre as mudanças contínuas na língua, sobre o que é in e out? Se você pudesse ser mais natural ao falar e escrever em inglês? Isso é possível, veja como no post de hoje. Enjoy it!       

        Cambridge English Corpus              

          O que é um Corpus?     

corpus noun (plural corpuses or corpora) the collection of a single writer’s work or of writing about a particular subject, or a large amount of written and sometimes spoken material collected to show the state of a language.

                  Cambridge Advanced Learner’s Dictionary Third Edition (2008) Cambridge: Cambridge University Press                            

            Ou seja, uma coleção dos trabalhos de um escritor ou sobre o que é escrito acerca de um determinado tema, ou uma grande quantidade de material escrito ou falado compilado para mostrar o estado de uma determinada língua.           

         O Bristish National Corpus (BNC) http://www.natcorp.ox.ac.uk/corpus/, por exemplo, consiste em uma coletânea de mais de 100 milhões de palavras em inglês: uma parte escrita (90%) inclui jornais, revistas, diários, livros, cartas, memorandos, dissertações, monografias, etc e a parte falada (10%) inclui diálogos, língua falada do mundo dos negócios ou reuniões do governo, programas de rádio e TV, etc. Estas coletâneas de texto são armazenadas e lidas eletronicamente, proporcionando aos pesquisadores empregar uma variedade de programas que revelam padrões diferentes da língua que existe dentro deste CORPUS específico.            

            A Cambridge University Press também se apropria deste recurso e criou seu próprio Corpus, o Cambridge English Corpus para, a partir dele, desenvolver os melhores materiais didáticos e ensinar a língua que os estudantes irão encontrar em situações do dia-a-dia – linguagem útil, atualizada e que ajuda os estudantes a falarem e escreverem soando mais naturalidade. Assim, a língua ensinada na maioria dos materiais Cambridge tem a garantia de ser relevante e atualizada.           

            LINGUAGEM ÚTIL E NATURAL           

          Com o Cambridge English Corpus é possível avaliar como a língua funciona – quais palavras são combinadas, quais palavras e expressões sao utilizadas em determinados contextos e podemos observar a língua em constante mudança. Assim, aprender inglês fica muito mais interessante. Vamos a algumas curiosidades sobre a língua que foram descobertas a partir do estudo do Corpus?         

                

            Assim, verbos comumente usados para o discurso indireto (look like, sound, seem, say, tell, etc) são substituídos por uma expressão mais coloquial e esta normalmente não é ensinada em sala de aula. O uso em sala de aula acaba se restringindo ao He said he would come back. Mas na hora de enfrentar as ruas, as séries de TV, as reuniões de trabalho, a linguagem empregada mais frequentemente é a que aparece no exemplo.            

            Vamos a mais um exemplo?          

              

            Essas são apenas algumas das palavras que caíram em desuso, porém a maioria delas ainda é encontrada em materiais didáticos usados nas escolas de língua e isso somente pôde ser avaliado devido ao Corpus.

            Nos próximos posts veremos mais exemplos revelados pelo Corpus e que certamente serão úteis no seu dia-a-dia.

            Vem para a Cult! Aprender o inglês que o mundo fala.

Fontes:
http://www.cambridge.org/us/cambridgeenglish/better-learning/deeper-insights/linguistics-pedagogy/cambridge-english-corpus
https://dictionaryblog.cambridge.org/2011/12/12/a-few-words-on-corpus-linguistics/         

Comentários